Foi criada pelo médico britânico Edward Bach, de 1928 a 1936. Seus resultados foram tão surpreendentes que ele abandonou fama e conforto da Sociedade Médica Britânica e seu trabalho com os nosódios de Bach (base para a "criação" da Homeopatia). Queimou o que tinha escrito até então e deixou o final do trabalho da Homeopatia para ser concluído pelos colegas e auxiliares. Isso porque suas pesquisas mostravam que a Terapia com Florais apresentava uma forma de tratamento superior ao que fizera anteriormente.
Para o Dr. Bach, cada personalidade está relacionada à doença e à recuperação, sendo a doença o resultado do conflito entre a alma (Eu Superior) e a personalidade (Eu Inferior).
Os Florais atuam contribuindo para o equilíbrio das emoções e, portanto, nos seus impactos na saúde (desespero, estresse, depressão, pânico, culpa, ódio, cansaço físico ou mental, solidão, tristeza, indecisão, medos, ciúme, mágoa, reclusão, hipersensibilidade, ansiedade, excessivas preocupações, etc.).
Atualmente, existem algumas linhas de Florais diferentes dos de Bach.
Eu atuo com as essências florais de Bach, Healing Herbs International e Saint-Germain.
A eficiência está ligada a uma prescrição específica e individual para cada momento e é reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma terapia integrativa, isto é, não substitui medicamentos, mas auxilia como coadjuvante do estado ou comportamento emocional.