Meu estudo de Biopsicologia tem sua base nos textos Tântricos e Védicos que também são a origem da Yoga. Ela sugere o autocontrole das emoções tomando consciência e mudando padrões de pensamentos negativos e, portanto, gerenciando seus reflexos na saúde e na vida. Para isso usa diferentes técnicas que visam à harmonização da mente com suas respectivas emoções. A partir daí, os impactos físicos e energéticos repercutem no indivíduo em múltiplos níveis, melhorando a saúde integral.
As emoções e pensamentos reverberam rapidamente no Sistema Glandular (responsável pelos hormônios que regulam muitas funções do organismo). Segundo essa sabedoria energética antiga, essas glândulas têm correspondência física com os 7 principais chakras do corpo ou plexos de energia (centros ou vórtices de energia psíquica). Cada um destes chakras é formado por pétalas ou pás de cores e tamanhos diferentes que correspondem a um estado emocional: raiva, alegria, depressão, esperança, medo, coragem, letargia, tenacidade, falta de confiança, autoconfiança, dúvida, intuição, ansiedade, gratidão, irritabilidade, criatividade, rancor, paz, amor, etc. Mas essa é uma via de mão dupla: ao atuar nos chakras para reequilibrar essas pétalas e respectivos centros de energia obtemos uma resposta positiva no estado mental e emocional.
Levando a luz da consciência a iluminar padrões negativos e revitalizar as pétalas dos vórtices energéticos é mais fácil transformá-los, aumentando o bem-estar. É uma poderosa ferramenta de autoconhecimento e diagnóstico para bloquearmos emoções negativas crônicas, com repercussões em problemas físicos, que podem ser somatizados.